Seja Bem Vindo!!!

Olá... Seja Bem Vindo!!!

Estou Feliz por ter você aqui em meu blog.
Este é um espaço onde reflito a respeito de questões que dizem respeito a nossa espiritualidade, nosso desejo de conhecer mais de Deus.

Muito obrigada

Leia e comente

Jan Gomez

Quem sou eu

Minha foto
Pode me chamar de Jan! mãe,esposa,pessoa sonhadora... me equilibro entre leituras, trabalho, estudos e o cuidado com a casa, nesse meio tempo eu observo a vida, ouço musicas e leio livros, vejo fatos e pessoas e vou tirando minhas conclusões, e é no blog que compartilho! E como filho de peixe, peixinho é... O Blog Curiosidades de Criança é das minhas princesas, Sofia e Abigail. Agradecemos a visita

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Pais e mães pró ativos

O que quer uma criança de cinco anos quando nos pede para lavar as louças?
Ou guardar as roupas dobradas?
E até mesmo ajudar a lavar o carro?
Seria essa criança precoce?
Atenta às necessidades da casa e o desejo em ajudar?
Gostaria de dizer que sim,
Mas não se trata disso.
Certa vez li que devemos deixar as crianças fazerem as atividades a que se voluntariam para que não cresçam preguiçosas, mas vejo que deixando as crianças participarem de pequenas tarefas de casa, do dia a dia, está se combatendo mais que a preguiça, combatemos a indiferença no lar.
Quando uma criança se oferece para exercer essas atividades, ela esta querendo fazer parte da vida dos pais e se sentir útil.

E às vezes nossa primeira resposta é dizer que não.
Porque na sua limitação, a tarefa não será executada perfeitamente.
Nossa tendência é não permitir por saber que teremos que refazer as atividades, e isso nos custará tempo (que em geral não temos)
E assim, inconscientemente afastamos nossos filhos de nossa vida.
E nos esquecemos que não a teremos para sempre conosco.
Um dia as crianças crescerão e sairão de debaixo de nossas asas e nada os impedirá de alçar vôos.
Terão seus empregos, suas famílias.
Os pais estarão fadados a viverem das lembranças, serão dias recheados de nostalgia e saudade, serão dias em que desejarão fazer parte da vida dos filhos.
Culpa pela perda do tempo em que tiveram os filhos ali e não aproveitaram.


Abrace, beije e permita que a criança execute as tarefas a que se propõe, permita que ela faça parte de sua vida desde já, porque se isso acontecer desde cedo, mesmo quando estiverem longe, elas darão um jeito de ficarem por perto.

Um comentário:

  1. Confesso também que meu primeiro pensamento é dizer não aos meus filhotes na hora em que pedem pra fazer alguma tarefa. Depois penso bem, e já deixo, até incentivo ultimamente... :-)

    ResponderExcluir